sexta-feira, 29 de março de 2019

Gordura Trans - Gordura Saturada x Gorduras Boas

Gordura Trans - Gordura Saturada x Gorduras Boas

O que são gorduras boas?



Gordura Trans - Gordura Saturada x Gorduras Boas

Nem todas as gorduras são ruins, embora muitas vezes culpam estes macronutrientes para um grande número de problemas de saúde. Vamos descobrir mais sobre as gorduras, especialmente aqueles que são considerados boas para a nossa saúde.



Apesar da conotação negativa associada às gorduras, nem todas as gorduras são ruins. Na verdade, nosso corpo precisa delas para realizar algumas funções cruciais. 



Precisamos delas para algumas funções vitais como a absorção de nutrientes e a transmissão de impulsos nervosos. As moléculas lipídicas também são necessários para construir e manter a membrana celular. Cerca de 60% ​​do cérebro humano é composto de gorduras e as gorduras ajudam a manter a elasticidade da pele e funções dos olhos. 
Estes macronutrientes também ajudam a manter o ritmo cardíaco. 


As gorduras que são boas para Você 

Gordura Trans - Gordura Saturada x Gorduras Boas

O termo "gordura boa" é usado principalmente para se referir aos ácidos graxos insaturados, que são classificados como ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados. 

Estas gorduras saudáveis ​​não só são necessárias para manter as funções vitais do corpo, mas também pode diminuir o risco de várias doenças graves para a saúde.
Ambos os ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados e da sua importância são explicados abaixo. 

Gorduras Monoinsaturadas 

Gorduras Monoinsaturadas

São gorduras de ácidos graxos monoinsaturados são líquidos à temperatura ambiente, e eles podem ser encontrados em óleos vegetais. As fontes mais importantes destes ácidos gordos são, azeite, óleo de amendoim, e óleo de canola. 
Além de óleos vegetais, que podem ser encontrados em frutos secos, tais como amêndoas, amendoins, pistache avelãs, nozes, abacates, sementes de abóbora, gergelim e algumas outras boas fontes de ácidos graxos monoinsaturados. 

Estas gorduras saudáveis ​​podem ajudar a baixar o nível do total do colesterol, bem como o mau colesterol LDL no corpo. 
Elas também podem aumentar o nível de colesterol HDL, o que é bom para a saúde do coração e no sistema cardiovascular. 
Os ácidos graxos monoinsaturados são apreciados pela sua capacidade de diminuir o risco de doenças cardiovasculares. 

Gorduras poli-insaturadas 

Gorduras poliinsaturadas

Estas são líquidos à temperatura ambiente, e também a baixa temperatura. Esta família de ácidos graxos insaturados incluem ácidos graxos essenciais (ômega 3), os quais são conhecidos pelas suas propriedades anti-inflamatórias. 
As principais fontes de ácidos graxos poli-insaturados são o óleo de linhaça, milho, soja, óleo de cártamo, óleo de girassol, nozes e peixes como salmão, cavala, sardinha, arenque, atum e truta. 
Os peixes são as fontes alimentares mais importantes de ácidos graxos essenciais ômega-3. 

Existem essencialmente três tipos de ácidos gordos omega-3, que são conhecidos como o ácido alfa-linoleico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosaexaenoico (DHA). Os ácidos graxos omega-3 são conhecidos por diminuir o nível de colesterol LDL(ruim), e prevenir a inflamação, alem de manter um sistema nervoso saudável. 
Os ácidos graxos Omega-6 são uma outra família de ácidos graxos insaturados. Estes ácidos gordos podem ser encontrados no óleo de milho, óleo de cártamo, óleo de gérmen de trigo, óleo de sésamo e de amêndoas e óleo de noz. 


Estudos recentes têm destacado a importância de manter um equilíbrio entre o ômega-3 e ácidos graxos ômega-6 na dieta. Isto é porque, os ácidos ômega-3 e ômega-6 gordos têm sido observados para trabalhar em sentido contrário. 
Os ácidos graxos ômega-3 são conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias, enquanto os ácidos graxos ômega-6 são pró-inflamatória. Portanto, um justo equilíbrio entre os dois é necessário para manter a saúde do coração, articulações e pele. 

As gorduras saturadas e gorduras trans são prejudiciais para sua saúde. 

gorduras saturadas e gorduras trans

As gorduras que são considerados prejudiciais são gorduras saturadas e  gorduras trans.

Elas são conhecidas por aumentar o risco de doenças cardiovasculares e do coração, aumentando o nível de colesterol LDL no corpo. 

As fontes mais comuns destes ácidos graxos prejudiciais são gorduras animais, com exceção do óleo de peixe. 

Carne bovina, carne de porco, cordeiro, frango, bem como produtos de leite lácteos integrais como creme de leite e manteiga, também contêm ácidos graxos saturados. No entanto, produtos de baixo teor de gorduras são consideradas como saudáveis, e assim, eles não necessitam de ser completamente evitados. 

Outras fontes de ácidos graxos saturados são óleo de coco e óleo de palma. Por outro lado, ácidos gordos trans são criados por a hidrogenação de gorduras ou óleos vegetais. Estes podem ser encontrados principalmente em produtos de panificação, alimentos processados ​​e fritos, biscoitos, doces e gorduras vegetais. 

Agora que você sabe as fontes de gorduras saudáveis, você pode incluí-las em sua dieta com a garantia de que eles estão promovendo a sua saúde . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua parcipação